O fogareiro

Estórias de um motorista de táxi de Lisboa

21.12.05

«A cidade começou muito preguiçosa»

Quando «ofogareiro» nasceu, em jeito de brincadeira de amigos que entendem bem as técnicas bloguistas, estava longe de imaginar que havia mais «fogareiros» na «rede». Fui à pesquisa e descobri alguns. Aqui reproduzo, com a devida vénia, dois excertos do diário de um taxista brasileiro.

«(...) Quanto à vida do taxista de Sampa, posso dizer-lhes que continua do mesmo jeitinho, ou seja, indo e vindo por essa nossa São Paulo. Infelizmente a nossa Sampa continua cada dia que passa mais confusa. Tenho a nítida impressão de que a nossa cidade está completamente abandonada, sobre todos os aspectos. É uma pena, pois as autoridades constituídas deveriam ouvir e aceitar opiniões e sugestões para poder solucionar certos problemas, como o trânsito (um dos mais complicados).
Sou um profissional que vive a cidade 14 a 16 horas por dia, de segunda a sexta-feira. Como eu, existem outros profissionais que poderiam oferecer, gratuitamente, ideias e soluções para ajudar a descomplicar o nosso trânsito.
Apesar de o alvo principal deste diário ser relatar o dia-a-dia de um taxista, não poderia deixar de exprimir o caos vivido não só por mim, mas por todos aqueles que precisam de ir e vir por essa nossa Sampa.
Gente, o negócio está feio! Considero-me calmo e ponderado, mas confesso: estou começando a ficar preocupado! Na região das avenidas Faria Lima, Rebouças, Eusébio Matoso e adjacências, o inferno é total! Como dizia Miguel Falabela no programa ‘Sai de Baixo’: É O MAPA DO INFERNO!
Bom, vamos deixar de lado os problemas e procurar compatibilizar essas situações chatas com aqueles momentos bons que sempre acabam acontecendo.»

***

«Estou chegando de mais uma jornada de trabalho, hoje um pouco mais estressante, pois foi um dia muito quente em Sampa. Quanto ao trânsito, nem tanto, porque esta semana, com o feriado, a cidade começou muito preguiçosa, o que matou mesmo foi o calor exagerado (aproximadamente 33.º). Sabem que o calor em Sampa é abafado ao extremo.
As corridas de hoje ficaram na sua maioria concentradas nas zonas sul e oeste de Sampa, exceptuando uma corrida que fiz ao Aeroporto Internacional De Guarulhos-Cumbica. Aliás, gostaria de informar uma curiosidade, já que através deste diário passarei todas as situações que envolvem esta profissão. Sabem que para o taxista de Sampa a melhor corrida é Guarulhos ou Cumbica? É como se fosse um filé mignon...
Fiquei contente em saber que consegui despertar a curiosidade. Respondendo a uma pergunta formulada, quanto a ser ‘estressante’, esta profissão, gostaria de informar que é diferente dirigir [guiar] profissionalmente, algo passa a envolver-nos de uma maneira que o veículo, bem como o trânsito, ficam para segundo plano. Sinto-me como se estivesse passeando em Sampa. Pode parecer coisa de louco, mas não é...»