O fogareiro

Estórias de um motorista de táxi de Lisboa

3.1.06

Não sou diferente dos outros taxistas, pelo menos neste aspecto: também gosto de boas «corridas». De vez em quando dou um salto ao aeroporto, a Santa Apolónia, à Gare Oriente, ao terminal rodoviário de Sete Rios, na expectativa de me calhar um bom serviço.
Um «bom serviço», entenda-se, é uma ida bem para fora da capital. Estoril, Cascais, Alcochete, Montijo, Setúbal... Não há taxista que fique indiferente a estes nomes, quando o cliente entra no táxi.
Nesta altura do ano há grande movimento no aeroporto. Gente que vai, gente que vem, não há mãos a medir. Esta era a minha terceira ida ao aeroporto, depois de uma primeira «corrida» fraquinha (Av. Gago Coutinho) e de uma segunda que também não me fez vibrar (terminal rodoviário de Sete Rios). Estou em primeiro lugar. Um casal estrangeiro dirige-se-me: «Leva-nos a Cuvilha?»
«Cuvilha?», interroguei. «Sim, Cuvilha, Castelo Branco, sabe o caminho?»
«Covilhã?! Castelo Branco?! Conheço muito bem. Sou natural dessa região...»
Não perdi mais um segundo. Malas no porta-bagagem, sintos apertados e aí vai o «meu» 190 na direcção da A1, até Torres Novas, e depois A23 até «Cuvilha», perdão, Covilhã.
O casal (à volta dos 70 anos de idade) é polaco, mas está radicado em Portugal, na Covilhã, onde «ele» é professor na Universidade da Beira Interior. Regressavam da sua Polónia natal, cansados da viagem e de uma noite mal dormida.
«Desculpe, mas hoje não somos boa companhia. Vimos muito cansados e apetece-nos dormir um bocadinho...»
«Estejam à vontade! A viagem vai correr bem...», respondi.
Estrela à vista. Neve, nem vê-la! «Só no planalto central.» Deixo os meus simpáticos clientes na sua residência, um sítio deslumbrante na encosta da serra. Despedimo-nos. Apetece-me subir, subir... Pernoitar numa daquelas estalagens lá em cima, se possível rodeadas de neve. Mas não! De novo A23, paragem para meter gasóleo, verificar o motor e comer qualquer coisinha. A viagem até Lisboa decorreu sem sobressaltos. É tempo de descansar!