O fogareiro

Estórias de um motorista de táxi de Lisboa

19.1.07

Estão na moda os jornais gratuitos. Agora saiu mais um, o «Diário Desportivo». Vi os primeiros números e não gostei, a começar pelo grafismo, nada atraente. O embuste é de tal ordem que a equipa dirigida por Fernando Correia nem se dá ao trabalho de redigir as notícias – faz «copy paste», altera uma ou outra palavra e... pronto! E não se trata de um caso isolado... Longe disso! Só num dia (11-01-2007), na página 2, copiaram quatro textos (!) do jogo do Benfica com a Lazio, no Dubai. De então para cá, os exemplos repetiram-se.

O texto que se segue (apenas uma parte...) foi copiado na íntegra de A BOLA on-line pelo «Diário Desportivo»:

«O Benfica esboçou alguns lances de ataque, mas experimentando sempre dificuldades para ‘furar’ o último reduto da formação romana. Quando o conseguia, denotava pouca astúcia na execução. Foi assim aos 23 minutos, quando Manú entrou na área pela direita, após solicitação de Kikin, permitindo a intervenção de um defesa (...)»

Vejamos mais um exemplo (15-01-2007), da crónica do jogo Desportivo das Aves-FC Porto. Aqui alteraram um ou outra palavra para disfarçar, mas até nisso revelaram puro amadorismo:

«Um golo de Lucho González (9 m) e outro de Quaresma (92 m) selaram a vitória do FC Porto na visita ao reduto do Desp. Aves. O dragão aproveita ao máximo o deslize do Sporting e aumenta para sete os pontos de avanço em relação ao seu mais directo perseguidor.» (A BOLA on-line)

O mesmo texto, mas publicado pelo «Diário Desportivo»:

«Um golo de Lucho González, aos 9 minutos, e outro de Quaresma, aos 92, carimbaram a vitória do FC Porto na visita ao Desportivo das Aves. Os dragões aproveitaram, assim, ao máximo o deslize do Sporting e aumentaram para sete os pontos de avanço em relação ao seu mais directo perseguidor.»

Há muitos mais exemplos, mas fiquemos por aqui. Assim é fácil fazer jornais gratuitos!