O fogareiro

Estórias de um motorista de táxi de Lisboa

9.5.07

Hoje chegou à Rocha Conde de Óbidos o navio-cruzeiro «Grand Princess», com 3.100 passageiros a bordo. Fui espreitar, à espera de encontrar o arraial do costume, mas deparou-se-me um cenário bem diferente: a polícia, em força, pôs finalmente ordem na bagunça, obrigando os táxis a perfilar-se por ordem de chegada. Os chicos-espertos ficaram cheios de azia... Um deles ainda tentou furar a ordem, foi lá dentro «sacar» um casal de idosos e preparava-se para zarpar, mas foi interceptado pela polícia. Assim, sim!
Pela minha parte, «tocou-me» um casal de idosos americanos. Simpáticos, além do inglês também falavam francês e espanhol. Torre de Belém, Jerónimos (sempre!), miradouro de Santa Catarina, Terreiro do Paço, Rossio, Castelo de S. Jorge, miradouro de Santa Luzia, Parque das Nações... e Senhora do Monte – um dos pontos mais altos e bonitos de Lisboa, onde faço questão de levar os turistas, quando estes me dão liberdade para escolher. Como foi o caso!