O fogareiro

Estórias de um motorista de táxi de Lisboa

14.5.07

Sejam bem-vindos, os estrangeiros! Hoje, pela manhãzinha, transportei um jovem casal norte-americano do aeroporto para o (novo) America Diamond´s Hotel, situado no cruzamento da Rua Tomás Ribeiro com a Av. Fontes Pereira de Melo (Picoas). Um edifício histórico recuperado que manteve a fachada exterior e foi modernizado no interior. Ficou bonito!
A meio da manhã, subo a Av. da Liberdade e paro no Hotel Heritage, instalado num edifício de finais do século XVIII. Boa ideia, esta, de recuperar prédios antigos com história!
Transporto duas francesas e um francês ao Cristo Rei, espero que visitem o monumento e regressamos a Lisboa. Estão encantados com a cidade das colinas, ainda mais quando vista da outra margem. Quiseram regressar pela ponte Vasco da Gama. Tanto melhor para o taxista, a precisar de fazer a «folha»...
Foi agradável a viagem com os clientes parisienses. Naturalmente, as recentes eleições francesas foram tema de conversa. Ele votou em Nicolas Sarkozy, elas em Ségolène Royal. A mais jovem, sentada a meu lado, quis saber em quem votaria eu, se fosse cidadão francês. Respondi sem hesitar: «Em Ségolène!» Saltou do banco e... deu-me um beijinho!