O fogareiro

Estórias de um motorista de táxi de Lisboa

2.6.07

Logo pela manhãzinha, calha-me um serviço para a zona do Montijo — um inglês que se dirige a uma plantação de tomates. Regresso, faço meia dúzia de «corridas» e paro na praça do Hotel Altis — um casal brasileiro, de Salvador da Baía, propõe-me uma visita (guiada) pela cidade.
O primeiro cliente veio importar tomates para Inglaterra (Portsmouth). Manuel Fernandes, Cristiano Ronaldo, José Mourinho e agora Nani e Anderson... Afinal, somos exportadores de futebol e... também de tomates! (fiquei agora a saber). Além da cortiça para a Rússia!
Os meus clientes brasileiros estão encantados com Lisboa. Querem conhecer a parte antiga. Passeio pelo Bairro Alto, Madragoa, Alfama... Comparam-na a Salvador da Baía (ou vice-versa). Com uma diferença: a capital portuguesa está restaurada e muito mais bonita. Dizem eles!
Estes sinais levantam-me o ego. Afinal, um país que até exporta cristianos ronaldos, nanis, mourinhos e... tomates, tudo produtos de primeira qualidade, só pode ter um grande futuro!