O fogareiro

Estórias de um motorista de táxi de Lisboa

21.5.09

Morar na Costa do Castelo (de São Jorge), num daqueles apartamentos recuperados, é um privilégio só ao alcance de alguns. A vista sobre a cidade é deslumbrante, o pior é o estacionamento, as ruas são estreitas, mas os novos inquilinos não estarão muito preocupados, porque as «novas» casas têm garagens.
Transportei uma jovem médica à Costa do Castelo, bem perto do Chapitô. Pediu-me para aguardar um bocadinho, lá descobri uma nesga para estacionar o táxi e fui tomar um cafezinho. Regressou e rumámos ao Saldanha. «Fui amamentar o meu bebé. Apetecia-me ficar com ele toda a tarde, mas não é possível...»
É agradável quando se estabelece uma relação de confiança entre as pessoas. E senti que mereci a confiança daquela jovem mãe, a ponto de ela ter desabafado, espontaneamente, sobre a sua vida pessoal. Bem sei que anda por aí muita gente de espada em riste, mas essa não é a minha gente...