O fogareiro

Estórias de um motorista de táxi de Lisboa

28.7.07

Nasci em Montes da Senhora, na Beira-Baixa. Há dias lembrei-me de consultar, pela primeira vez, o site da Junta de Freguesia e deparou-se-me um texto sobre uma figura que muito me marcou na infância, mas que estava esquecida num canto qualquer da minha memória – o médico Álvaro da Cunha. Foi ele quem assistiu ao meu nascimento e o principal responsável pela minha existência, porque o parto não estava a correr bem.
Era miúdo e sempre me intrigou a figura imponente de homem grande, mas um pouco deslocada (pensava eu..) naquela bonita e recôndita aldeia beirã. Agora, ao consultar o site da Junta de Freguesia, fiquei a conhecer melhor a história do dr. Álvaro da Cunha, o médico (e humanista) que tratava as mazelas das gentes dos Montes da Senhora.


Nascido a 17 de Janeiro de 1910, natural do Rossio ao Sul do Tejo, Abrantes. Foi diplomado pela Faculdade de Medicina de Lisboa em 12 de Novembro de 1938, inscrito na Ordem dos Médicos desde 14 de Maio de 1940 e casou, na Igreja Paroquial de Montes da Senhora, no ano de 1960, com Maria da Conceição Ribeiro da Cunha. Faleceu em 21 de Fevereiro de 1968. Veio viver para Montes da Senhora no início da década de 40 e aqui ficou até 21 de Fevereiro de 1968, data do seu falecimento.
A sua vinda para a nossa terra é ainda uma incógnita, mas poderemos apontar duas razões: uma de natureza pessoal e outra de natureza política. Ao radicar-se nos Montes da Senhora poderia ficar perto da sua mãe, que vivia em Proença-a-Nova, sede do concelho a que pertence a freguesia de Montes da Senhora. Para além disso, nos Montes da Senhora poderia praticar a medicina, de maneira humana, e a sua forma de estar na vida, sempre procurando ajudar os mais necessitados, faziam-no sentir realizado.
Houve, no entanto, outra razão: não nos podemos alhear da situação política vivida na época. Poderemos afirmar que uma das causas da sua vinda para os Montes da Senhora foi a situação de semiclandestinidade em que teve de viver, desde que se licenciou até à data do seu falecimento, isto é, cerca de 30 anos.
Nunca pôde exercer funções para o Estado (centros de saúde, hospitais...), atendendo a que as suas ideias políticas eram contrárias ao regime vigente. Exerceu medicina nesta aldeia do interior do país, em plena zona do pinhal, durante toda a sua vida, encontrou aí uma forma de ajudar os mais necessitados e possivelmente uma maneira de se refugiar da PIDE, onde tinha um processo e um boletim abertos, e que se encontram arquivados na Torre do Tombo. Esteve envolvido na campanha eleitoral do general Humberto Delgado à Presidência da República.
O seu nome foi dado a uma das ruas de Montes da Senhora, onde viveu – é a Rua Dr. Álvaro da Cunha.