O fogareiro

Estórias de um motorista de táxi de Lisboa

27.9.07

No âmbito do Festival Internacional do Táxi, estive na Ler Devagar e, antes de mais, fiquei muito bem impressionado com o novo espaço da velha livraria do Bairro Alto, agora em Braço de Prata. Um local a revisitar, até porque é propício a reencontros com gente gira. Como foi o caso da Paula Cabeçadas, autora de um belo blogue (http://atrasdalente.blogspot.com/) e sempre numa onda boa.
A propósito do Festival Internacional do Táxi. A Ler Devagar promoveu uma iniciativa original, com vários taxistas (e não só...) a contar e a ler «estórias» às pessoas interessadas. E foram muitas! João Botelho, presidente da Rádio Táxis de Lisboa, convidou-me para ler algumas «estórias» de «ofogareiro». Recusei, porque não me sinto à vontade nesse papel (estou mais vocacionado para a escrita).
Na noite de sábado, uma surpresa muito agradável. Pedro Mota, um actor que também é investigador (ou vice-versa), leu textos de Jack Kerouac e Ítalo Calvino («On The Road» e «As Cidades Invisíveis», respectivamente). Com a sua voz calma e inconfundível, o Pedro «agarrou» as pessoas que se posicionaram no (meio) táxi da Autocoope.
No final, tempo para uma conversa agradável. Fiquei a saber que o também dinamizador de a Ler Devagar tem um livro na forja e estou convidado para o seu lançamento, dia 19 de Outubro, às 21.30 h, no Padrão dos Descobrimentos.