O fogareiro

Estórias de um motorista de táxi de Lisboa

6.9.07

Veio pela primeira vez à Europa. Visitou França, Espanha e Portugal e está de regresso à Amazónia, mais concretamente a Porto Velho, no estado brasileiro de Rondônia (do tamanho da Espanha!). Falo de Dinalvo de Oliveira, meu ilustre cliente numa curta mas proveitosa viagem até ao aeroporto de Lisboa.
Dinalvo viajou sozinho pela Europa e leva gratas recordações de Portugal e de Espanha, mas não tanto de França. «Os franceses são muito arrogantes. Insistem em ser o centro do Mundo, mas com a globalização já não é assim.»
É empresário do ramo alimentar. Faz criação de tambaqui, o peixe («muito gostoso») também conhecido por «leitão de água doce», em viveiros construídos nas represas dos rios amazónicos. Peixes que chegam a pesar 30 quilos, mas apanham-nos com três/quatro quilos. Diz-me que comercializa mais de 300 toneladas por mês, mas também faz criação de bois, porque naquela região «come-se muita carne barata e boa».
A propósito do excesso de consumo de carne, Dinalvo fala-me dos problemas do colesterol e das doenças cardiovasculares. E deixa um conselho: «A sardinha, o salmão e o atum são peixes ricos em ômega-3, um tipo de gordura que ajuda a combater o colesterol e as doenças cardiovasculares.»
Estamos sempre a aprender! Pela minha parte, só o salmão não entra na ementa normal. Quanto à sardinha... só temo que este Verão tenha aplicado um tratamento de choque ao meu pobre colesterol!