O fogareiro

Estórias de um motorista de táxi de Lisboa

22.12.07

Foi governador de um dos estados do Brasil. Está a cumprir um «tour» pela Europa, acompanhado por mais sete familiares. Anteontem, eu e outro taxista servimos de guias turísticos em Lisboa. Pareceu-me que ficou satisfeito com a prestação do serviço, a ponto de ter combinado uma viagem a Fátima e Coimbra, com provável almoço de leitão na Bairrada. Hoje, pela manhãzinha, tratei de mandar lavar e aspirar o Mercedes 200. Ficou um brinquinho, pronto para brilhar na A1. Dirijo-me ao hotel, onde o meu companheiro taxista já aguardava. Às tantas, surge uma senhora da comitiva do senhor governador a avisar que a viagem foi cancelada, porque «a minina passou mal a noite» (a «minina» é uma criança). Ora bolas!

PS – O governador é pessoa já avançada na idade e tem o nome do meu avô paterno. Fiquei com curiosidade de dialogar com tal personagem da política brasileira, mas não calhou... Entretanto, com a ajuda da Internet, descobri «coisas» interessantes sobre o senhor governador, enquanto dirigiu, durante largos anos, os destinos daquele estado brasileiro. Entre elas, foi acusado de corrupção e de ter constituído fortuna de forma ilícita. Lá como cá, as «coisas» não são muito diferentes. Só mudam os personagens...