O fogareiro

Estórias de um motorista de táxi de Lisboa

10.2.08

Agostinho da Silva – «O que é ser moderno»

Agostinho da Silva (1906-1994) nasceu em 13 de Fevereiro e numa breve evocação poderemos lembrar a sua figura com duas frases. Espírito livre, inconformista e original em todos os domínios, são dele estas palavras sobre o que é ser moderno: «Ser moderno não significa ignorar tudo o que forma o antigo; significa não deixar que perca alma tudo o que de eterno lhe oferece o presente.»
Sobre as críticas e os elogios que lhe chegavam ao Príncipe Real (onde vivia com os seus gatos e os seus sonhos) ficou esta ideia: «Não me importa nada que me critiquem. Exactamente como não me importa nada quando me elogiam. Tanto faz que uma pessoa me elogie como me censure, eu considero aquilo como uma opinião pessoal e não comparo com coisa nenhuma, porque eu próprio não tenho opinião pessoal a meu respeito. Não me sinto nem herói nem criminoso; sinto que vivo, sinto que sou.»

Texto recolhido por José do Carmo Francisco